Diário de Campanha

15.09.2019

ENCONTRO NACIONAL EM SANTARÉM

Dia 15 de Setembro, encontro dos candidatos do LIVRE em Arrouquelas no distrito de Santarém a fim de realizar um video de campanha. As filmagens decorreram em vários locais, com destaque para o restaurante Maeluisa onde os candidatos ‘cozinharam’ a sua ‘receita para o país’, com a ajuda do chefe Igor Martinho.

Teresa Salomé Mota esteva presente a representar o LIVRE Braga. Aproveitou-se a ocasião para partilhar ideias e projetos, fotografou-se e filmou-se um vídeo de campanha, a estrear brevemente.

Encontro LIVRE em Santarém

13.09.2019

TERTÚLIA DO LIVRE BRAGA NO CAFÉ A BRASILEIRA EM BRAGA

Subordinado ao tema Rendimento Básico Incondicional (RBI), realizou-se esta 6.ª feira, 13 de setembro de 2019, no café A Brasileira em Braga, uma tertúlia, cujo convidado foi Waldir Pimenta, um proeminente académico defensor da implementação em Portugal desta medida, e da sua constitucionalização como direito fundamental.

Estes encontros, de caracter temático e com periodicidade semanal, inserem-se numa iniciativa do LIVRE Braga, a decorrer até às Eleições Legislativas de 6 de Outubro de 2019.

Na próxima 6.ª feira, dia 20 de setembro, realizar-se-á uma nova tertúlia no mesmo espaço e subordinada ao tema da saúde.

Tertúlia LIVRE sobre RBI


12.09.2019

ENCONTRO DO LIVRE BRAGA COM A APAV – ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE APOIO À VÍTIMA

Quinta-feira, dia 12 de setembro de 2019. Uma delegação da Lista do LIVRE por Braga, composta por Teresa Salomé Mota, Hélder Filipe Azevedo, Bruno Machado e João Carlos Macedo, reuniu-se com Marta Mendes, jurista e técnica de apoio à vítima, que lidera o Gabinete da APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima) de Braga, desde 2015.

Esta Associação implementou-se em Braga há cerca de 26 anos e tem vindo a assumir um papel estruturante – e cada vez mais relevante – na sociedade minhota. O auxílio que presta ao cidadãos e cidadãs caídos na malha da violência, não apenas violência doméstica ou de género, mas todo o tipo de violência, merece registo e apreço por parte do LIVRE.

Escutamos as suas preocupações sociais, a angústia pelos escassos recursos humanos e económicos, e aprendemos com a experiência e o saber de quem luta diariamente por aqueles que mais sofrem. É uma luta que admiramos e que procuramos acompanhar no plano político.

Encontro LIVRE com APAV


03.09.2019

ENCONTRO DA CANDIDATA TERESA SALOMÉ MOTA COM ASSOCIAÇÃO BRACARENSE DE PROTEÇÃO DOS ANIMAIS ABRA

LIVRE defende campanha maciça de esterilização de cães e gatos

Encontro Livre Braga com Associação ABRA

O lançamento de uma campanha de esterilização de cães e gatos que se encontram em situação de abandono e não só foi uma das ideias defendidas durante uma reunião que a cabeça de lista do LIVRE pelo círculo eleitoral de Braga, Teresa Salomé Mota, manteve com representantes da Abra – Associação Bracarense de Amigos dos Animais. 

No decorrer do encontro, as voluntárias da Abra, Joana Lisboa e Manuela Peixoto, salientaram que no concelho de Braga a questão da esterilização é uma das mais prementes e referiram que, apesar da urgência do tema, Braga está, ainda assim, numa situação mais satisfatória que a generalidade dos concelhos portugueses. Joana Lisboa e Manuela Peixoto acrescentaram que a associação tem trabalhado em conjunto com a Agere e consideraram que a colaboração tem sido bastante positiva. As representantes da Abra defenderam ainda a importância de promover nas escolas ações educativas sobre o bem-estar animal frisando que há um grande desconhecimento sobre esta temática. A candidata do LIVRE referiu que o programa eleitoral do partido aponta para o desenvolvimento uma estratégia nacional de promoção da adoção dos animais recolhidos pelos Centros de Recolha Oficiais de animais errantes, articulando os esforços individuais dos diversos municípios e otimizando a utilização das infraestruturas e recursos disponíveis à escala nacional. Defende também a promoção de uma norma para as condições mínimas dos Centros Municipais de Recolha, e a conversão dos atuais canis e gatis em “Casas dos Animais”, dotando-os das condições necessárias ao bem-estar e qualidade de vida dos animais.

O LIVRE pretende ainda reduzir o escalão do IVA de 23 para 6 por cento nos serviços veterinários e na alimentação para animais de companhia, prevenindo-se desta forma também a atual taxa de abandono e os riscos inerentes para a saúde pública humana e não humana. Por outro lado, o partido pretende proibir a utilização de animais em atividades de entretenimento, exceto aquelas que, cumprindo fins pedagógicos, visam consciencializar os cidadãos quanto ao comportamento natural da espécie.O LIVRE pretende também abolir as atividades tauromáquicas em Portugal, abolindo-se também a secção de tauromaquia no Conselho Nacional de Cultura. Já no contexto da atividade pecuária, o partido defende o bem-estar dos animais durante todo o seu ciclo de vida.

26.08.2019

Formalização da Candidatura

Segunda-feira, dia 26 de agosto de 2019. Pelas 16 horas, a lista do Livre pelo círculo eleitoral de Braga formalizou a candidatura ás próximas eleições legislativas de 6 de outubro de 2019. Presentes no Tribunal de Braga estiveram a cabeça de lista, Teresa Salomé Mota, e os membros José Araújo, João Macedo, Bruno Machado, Hélder Filipe Azevedo e Maria de Fátima Lopes. O ato formal foi acompanhado pela imprensa regional, nomeadamente o Diário do Minho, o Correio do Minho e a Rádio Universidade do Minho. No final, Teresa Salomé Mota prestou declarações à imprensa onde salientou alguns pormenores da campanha e os objetivos a alcançar.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s